História de São Sebastião

Thomas Cavendish

  • Nascimento:Trimley St. Martin, 19 de setembro de 1560
  • Falecimento: fevereiro de 1592
  • foi um almirante inglês.

Esta emancipação foi motivada ainda pela necessidade de proteger a região dos ataques dos piratas e corsários ingleses, franceses e holandeses, presença constante na região devido ao intenso tráfego de navios mercantes da frota real portuguesa. Canhões protegiam a vila dos invasores que utilizavam a Ilha de São Sebastião como refúgio e costumavam atacar e saquear os povoados.

O principal deles, o lendário pirata inglês THOMAS CAVENDISH usava a região como base, saqueando cidades desde a Patagônia, sul da Argentina, até o nordeste brasileiro. Pilhou a cidade de Santos em pleno dia de Natal, incendiando a Vila de São Vicente. Um motim a bordo, ao largo da baia de Castelhanos, na Ilha de São Sebastião, teria levado a tripulação a enforcar Cavendish, como também era conhecido o corsário, no mastro do galeão Leicester, nau principal da sua frota de cinco embarcações.


René Duguay-Trouin

  • Nascimento:Saint-Malo, França, 10 de junho de 1673
  • Falecimento: 27 de setembro de 1736 - Paris-França
  • foi um almirante inglês.

Outro corsário famoso que freqüentava a região, era o almirante RENÉ DUGUAY - TROUIN
René Trouin, mais conhecido como René Duguay-Trouin mas também grafado como Du Guay-Trouin, foi um corsário francês. Senhor de Gué, alcançou o posto de almirante e de comandante na Ordem de São Luís.

Nobre francês, audacioso, comandou a esquadra de dezessete embarcações que em 1711 invadiu e conquistou a cidade do Rio de Janeiro.

Veja também:

  1. História
  2. Piratas e Corsários
  3. O Porto como Fator de desenvolvimento econômico
  4. Transportes
  5. Política
  6. Escravatura
  7. Formação Fundiária
  8. Comércio