Registros antigos do padroeiro em São Sebastião

Fotos desde o início do século passado registram momentos de festas do padroeiro e outras de tradição.

A tradicional festa do padroeiro de São Sebastião sempre reuniu muitos fiéis e moradores desde há muito tempo. Para recordar e conhecer estas tradicionais festas, temos uma exposição de imagens organizada por Agnello Ribeiro e Edivaldo Nascimento, com a contribuição e participação de moradores e desconhecidos que cederam fotos antigas.

São 20 painéis de imagens coloridas ou em preto e branco que registram eventos desde 1910/1915 - registro mais antigo da procissão.

Esta coletânea hoje pertence ao Patrimônio Histórico da cidade e foi remontada no Museu de Arte Sacra - Capela de São Gonçalo.

Nascimento relata com detalhes muitas passages registradas na memória.“Houve um tempo em que todas as imagens da igreja saiam em procissão para acompanhar o padroeiro, os anjinhos, as irmandades e os meninos vestidos de “sebastiãozinho” como prometido pelas mães”, este registro consta em uma das imagens, enquanto outro banner lembra que “a vida religiosa era o centro dos eventos sociais do tempo colonial, quase única maneira das mulheres participarem da vida pública”. Entre vários fatos curiosos destas comemorações,conto o fotógrafo que houve uma época, na década de 70, em que choveu tanto que a procissão não saiu. “Fizeram tudo dentro da igreja em volta dos bancos”, observou.

Estes registros são muito importantes para a preservação das tradições religiosas e culturais da região, portanto, não perca esta oportunidade de vir conhecer um pouco de nossa história vindo conhecer esta mostra tão importante que pode ser vista até dia 19/Jan, no Museu de Arte Sacra - Capela São Gonçalo - de segunda à sexta-feira das 9:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h, aos sábados das 14:00h às 17:00h na R. Sebastião Silvestre Neves esquina com a São Gonçalo, no Centro Histórico da cidade.

Fonte: Depto Comunicações da Prefeitura